> História do Squash e suas curiosidades oogle-font-default-css' href='//fonts.googleapis.com/css?family=PT+Sans&subset=latin%2Clatin-ext&ver=4.8 .2' type='text/css' media='all' /> pt> esheet' href='//squashtime.com.br/wp-content/cache/wpfc-minified/9c778b2dca6 5ae11c8ec514fbc5a5668/1435075577index.css' type='text/css' media='all' /> "text/javascript">var switchTo5x=true;

História do Squash e suas curiosidades

Não se sabe ao certo a origem concreta do squash, pois existem muitas versões contraditórias. Alguns especialistas afirmam que este jogo começou a ser praticado pelos prisioneiros que se encontravam na prisão Fleet, na cidade de Londres, em Inglaterra, no século XIX. Outros afirmam que começou na escola de Harrow, a noroeste de Londres, onde foram construídos os primeiros campos para a prática da modalidade, em 1864.

http://desportolandia.com/artigos/tudo-sobre-squash

 

O squash, cuja pronúncia é “squósh”, não é um esporte muito antigo, porém, a história quanto ao seu surgimento é contada em três versões diferentes. Vamos a elas.

Origem do Squash: versão 1

A primeira versão quanto à origem do squash diz que o jogo surgiu na prisão Fleet Debtors, na Inglaterra, que o chamavam de “rackets”. Diz a história que os presos usavam bastões em vez de raquetes e uma bola sólida que era arremessada contra o muro da penitenciária.

O Squash foi levado para fora da prisão com o nome de “Game of Rackets”. Com o passar dos anos o nome do jogo mudou para “Squash Rackets” por causa da bola que passou a ser utilizada. Ela era mais lenta e macia.

Ao longo dos anos o Squash foi sofrendo modificações, a palavra “rackets” foi retirada de seu nome e acabou tornando-se um esporte perfeitamente adaptado ao estilo moderno.

Origem do Squash: versão 2

Acredita-se que o Squash tenha surgido através do jogo de “Péla”, há cerca de 150 anos, em Harrow School, na Inglaterra. Este era um jogo praticado em um enorme celeiro com uma bola dura e com raquetes que eram versões mais fortes da atual raquete de Squash. As indicações são muito fortes de que a “Péla” é o pai do squash devido a coincidência entre as regras, as marcações e as gírias usadas neste jogo que são praticamente as mesmas do Squash.

Em 1874, num manual de instruções para desportos de raquete, encontra-se uma breve referência ao Squash no capítulo dedicado ao jogo da “Péla”, quando este esporte estava tornando-se muito popular.

Origem do Squash: versão 3

Por volta do ano de 1148, na França, se jogava o “Le Paume”, que significa “palma da mão” que mais tarde acabou evoluindo e passou a se chamar “Jeu de Paume”, “Real Tennis”, “Royal Tennis” e depois simplesmente Tennis (Tênis em português).

Conta então esta versão que a origem do Squash ocorreu no início do século XIX, com a obsessão das pessoas por raquetes e bolas que acabou dando início a uma variante do esporte no presídio “The Fleet”, em Londres. Os presidiários se exercitavam rebatendo uma bola contra as paredes. Vários deles usavam raquetes, dando aí a origem ao “Rackets”. Este jogo espalhou-se por diversas escolas britânicas, como a de “Harrow”, ganhando prestígio e tradição.

Em 1830, na Harrow School, alunos descobriram que uma bola furada do jogo de “Rackets”, quando espremida (squashed) pelo impacto com a parede, produzia um jogo com muito mais variedade de trajetórias e também exigia um grande esforço para se jogar, pois os jogadores não podiam simplesmente esperar a bola voltar como no jogo de Rackets. Esta variante do Rackets foi muito bem aceita, e em 1864, as primeiras quatro quadras de Squash foram construídas na Harrow School e o esporte conhecido hoje como Squash foi oficialmente fundado.

http://www.travinha.com.br/esportes-com-raquetes/197-squash/227-squash-a-historia

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *